Eduardo Luiz Saverin, nascido em 19 de março de 1982 em São Paulo, é um investidor-anjo, empreendedor da Internet e co-fundador do Facebook. Criado em Miami, nos Estados Unidos, Saverin vem de uma rica família judia brasileira. Seu avô, Eugênio Saverin, foi um empreendedor de sucesso no setor de roupas infantis no Brasil.

Educação e Início da Carreira:

    Saverin estudou na Universidade Harvard, onde conheceu Mark Zuckerberg. Juntos, eles fundaram o Facebook em 2004, com Saverin assumindo o papel de diretor financeiro e gerente de negócios da empresa. Ele investiu US$ 1.000 no início e ficou com 30% do capital da empresa.

Conflitos e Acordo:

    Desentendimentos entre Saverin e Zuckerberg levaram a uma ação judicial, que foi resolvida fora do tribunal. Os termos do acordo não foram divulgados, mas a empresa reconheceu Saverin como co-fundador do Facebook.

Vida Pós-Facebook:

    Desde 2009, Saverin vive em Singapura. Em 2011, ele renunciou à cidadania americana, possivelmente para reduzir os impostos sobre seus ganhos com a oferta pública inicial do Facebook. Atualmente, Saverin investe em startups em estágio inicial.

O Brasileiro Mais Rico do Mundo:

    Em julho de 2021, Eduardo Saverin se tornou o brasileiro mais rico do mundo, segundo o ranking de bilionários da Forbes, com uma fortuna estimada em US$ 19,5 bilhões, ultrapassando Jorge Paulo Lemann.

Representação na Mídia:

    A história de Saverin e sua relação com Zuckerberg durante a criação do Facebook foram retratadas no filme "A Rede Social" (2010), com Andrew Garfield interpretando Saverin, em uma atuação aclamada pela crítica.